quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Sejamos cumpridores da palavra e não somente ouvintes

Tg 1:19 - 26

A palavra cumprir tem uma posição muito importante dentro do contexto Bíblico. A relação entre os verbos Ouvir e Cumprir tem uma distancia muito grande. No antigo testamento Deus ordenou o povo de Israel a cumprir a palavra advinda Dele através de seus profetas. O cumprimento desta ordenança garantir-lhes-ia as bênçãos do Senhor (Dt 7:11, Dt 28). Josué, entre outros exemplos, também procurou obedecer à voz de Deus e em tudo foi vitorioso (Js 11:15).
Tiago por sua vez, vários anos depois do período do antigo testamento, escreve aos cristãos dispersos em toda Ásia e Europa advertindo – os da importância em serem praticantes verdadeiros do evangelho e não apenas ouvintes. Segundo Tiago, o ser ouvinte e praticante do evangelho era a chave para o crescimento espiritual de todo o crente e da prosperidade material e felicidade dos mesmos, pois ele os chama de bem aventurados em tudo o que fizerem (V. 25).
Depois de vários anos Israel deixou de CUMPRIR os mandamentos do Senhor e sofreu por apenas ter OUVIDO suas ordenanças. Atualmente temos observado que a humanidade tem se afastado de Deus a cada dia mais e mais. E não é por falta de Ouvir, pois a palavra, pelo menos no Brasil, tem sido bem difundida. Muitos ouvem mas não se preocupam em cumpri-la. Quando vemos que as paradas gays arrastaram 3 milhões de pessoas no seu ultimo evento distribuindo panfletos ensinando pessoas a se drogarem, o governo legalizando ou buscando legalizar assuntos como o aborto, regulamentação da prostituição, a manipulação de células troncas a apartir de embriões, distribuição de preservativos nas escolas dentre os adolescentes e etc. Enfim, observamos com isto um afastamento generalizado do homem de Deus. O que é pior é que dentro das próprias igrejas temos visto o mesmo afastamento. O resultado de tudo isso se reflete nos índices de divorcio que aumentaram quinhentos por cento do mês de março pra cá, segundo pesquisa realizada pela rede Globo, os índices de depressão que aumentam alarmantemente - principalmente entre mulheres e adolescentes - aumento nos índices de contaminação pelo vírus do HIV, aumento no número de suicídios por regiões do país entre outros.
Posto isto percebemos que se humanidade fosse cumpridora da palavra de Deus e não apenas ouvintes, certamente estariam caminhando em uma outra direção. Os dias estão findos, Jesus está voltando. Quem deu credito á nossa pregação ou quem dará credito às palavras do senhor, disse Isaías. Quem cumprirá o seu mandamento em negar-se a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo?
Queres ser feliz? Então cumpra os mandamentos do Senhor, assim como diz o capitulo 28 de Deuteronômio, verdadeiramente provarás o melhor desta terra e principalmente, como nos aconselha o Novo Testamento, estaremos para sempre como Senhor! Eia, ouçamos e sejamos cumpridores da sã doutrina e seremos eternamente Bem Aventurados.

Um comentário:

George Casanova disse...

Como sempre, tuas reflexões são imponentes. Sou teu fã. Fiz um blog para mim também. Procure por "Fiat Lux". Acho que você vai gostar. Abraço.
Graça e Paz!